A iniciativa conjunta de marketing de três Comitês Olímpicos Nacionais norte-americanos terminou, oficialmente, nesta quarta-feira. Com a saída da natação, após três anos de trabalhos conjuntos, o grupo, que ainda possuía ginástica e atletismo, foi dissolvido. O primeiro passo para o fim do projeto foi dado em dezembro do ano passado, quando a USA Gymnastics divulgou um afastamento da Wasserman Media Group, nome dado ao triunvirato. Na ocasião, a entidade alegou dificuldades para o fechamento de negócios, dificuldade de manutenção dos projetos digitais e, é claro, a influência da crise financeira. Nesta semana, a natação foi pelo mesmo caminho, e rompeu definitivamente com as co-irmãs. A avaliação geral é de que as peculiaridades de cada modalidade atrapalharam as conversas com as empresas interessadas e até emissoras de televisão. ?Todo mundo está avaliando onde vai permanecer no mercado esportivo. Nós estamos em boa forma, e estamos pleiteando um crescimento de exposição com as possibilidades oferecidas pela NBC [rede detentora dos direitos de transmissão dos Jogos de Londres 2012]?, disse Steve Penny, presidente da USA Gimnastics. Mesmo afastadas, as instituições devem manter o foco no mundo digital em termos de ações de marketing. As três modalidades falam em uma melhor exploração da internet como grande objetivo próximo, e nem sequer descartam uma nova reaproximação. ?Nós somos uma ótima entidade esportiva. Nós somos bom no fomento e na promoção do esporte com a comunidade da natação, mas não somos bons em construção de plataformas digitais?, disse Matt Farrell, chefe de marketing da USA Swimming.