Em 2012, a comunicação do Náutico tem se reformulado. O clube rompeu com a Agência Náutico, antes responsável pela assessoria de imprensa e pelas redes sociais do clube. A ideia é assumir o controle desses braços do clube por meio de profissionais contratados.
Para as redes sociais, o clube contratou Joaquim Costa, especializado em marketing esportivo. O objetivo é dar mais força às contas de Twitter, Facebook e Orkut do clube, para ampliar a comunicação do time com os torcedores e torná-las uma ferramenta comercial.
O diretor de relacionamento do Náutico, Toninho Feitosa, já tem até um exemplo a ser seguido. “Hoje nós vemos o Corinthians com milhões de seguidores em suas redes sociais. Vendo eles, dá pra perceber o potencial disso, que ainda não temos utilizado da melhor forma”, afirmou.
Fortalecendo as redes sociais, o clube espera inseri-las nas campanhas para a Arena Pernambuco. O Náutico, que usará o estádio, também faz o trabalho de marketing do local, juntamente com o consórcio envolvido, algo que tem forçado a comunicação do clube a fazer mudanças. A ideia é focar o marketing no estádio em 2012 e 2013.
Antes, a Agência Náutico era responsável pela área, mas no fim de 2011 algumas questões atrapalharam a continuidade da empresa. Seus donos abriram uma agência, a Dois Toques, e o clube entendeu que haveria conflito de interesses e preferiu romper o acordo vigente.