A NBA pretende lançar uma rede social com vídeos da liga norte-americana de basquete. Para isso, a entidade chegou a um acordo com a BroadbandTV (BBTV) para colocar no mercado a NBA Playmakers com o objetivo de criar uma comunidade de fãs que poste seus próprios vídeos captados nos ginásios ou que propaguem a cultura do basquete.
“Criar e compartilhar vídeos com os outros faz parte da conexão digital com os fãs”, afirmou a liga de basquete, em comunicado oficial.
A liga irá oferecer diversos tipos de prêmios aos criadores dos vídeos de sua comunidade, como acesso a vídeos do arquivo da NBA e visita à sua TV, ingressos para jogos e eventos especiais, além de produtos licenciados.
“O esporte é uma paixão que oferece interessantes oportunidades para os criadores de vídeos, empresas de comunicação, marcas e anunciantes. É um mercado com um enorme potencial”, afirmou Shahrzad Rafati, diretor-executivo da BBTV.
A NBA, por sua vez, explicou que sua nova plataforma pretende ser um setor chave da estratégia de engajamento de jovens que irá complementar o canal da NBA no YouTube. A liga de basquete e a BBTV trabalham juntas desde 2009, quando a empresa assumiu a gestão de conteúdos para os fãs nas plataformas do YouTube.
Segundo Christine Pantoya, vice-presidente de estratégia móvel da NBA, os planos da liga são a assinatura de contratos com empresas de tecnologia como a Verizon. Graças a essa parceria, a NBA está impulsionando os conteúdos para dispositivos móveis e redes sociais através da plataforma Go90.
Esse suporte da Verizon conta com resumos diários e acesso às partidas ao vivo através do NBA League Pass. Além disso, os usuários do Go90 que paguem uma mensalidade têm acesso a conteúdo exclusivo da liga e podem editar e compartilhar vídeos através das redes sociais, como Facebook e Twitter.