A NBA anunciou o lançamento do primeiro Jr. NBA no Brasil, programa global de basquete infanto-juvenil da liga. Pela iniciativa, a liga norte-americana, através de uma série de parceria com entidades públicas e privadas, irá oferecer treinamento, clínicas e criação de ligas para 8.000 meninos e meninas de São Paulo e Rio de Janeiro.
A ideia do Jr. NBA é ensinar os fundamentos do esporte e despertar a paixão pelo basquete nos jovens. “A NBA está comprometida com o crescimento do basquete no Brasil. Usando isso como uma importante ferramenta social, estaremos atingindo jovens e suas famílias para tratr de assuntos como saúde e bem-estar”, afirmou Arnon de Mello, vice-presidente e diretor-executivo da NBA no Brasil.
O programa de basquete será desenvolvido no contraturno das aulas, atingindo 72 unidades escolares de ensino fundamental. O Jr. NBA começa em fevereiro e segue durante todo o ano escolar. A NBA irá oferecer aulas para os estudantes, além de uniformes e material de treinamento.
Junto a esse projeto, a liga norte-americana, em conjunto com a Secretaria de Esportes da Cidade do Rio de Janeiro e a comunidade da Rocinha, vai desenvolver a versão do Jr. NBA para o período de janeiro a dezembro, com aulas semanais ministradas por técnicos preparados pela liga para mais de cem jovens da região. O material de treinamento, uniformes, bolas e tabelas também serão disponibilizados pela liga. Também haverá a reforma da quadra existente na Rocinha, com verba fornecida pela NBA.
“É bom saber que nossos jovens e ciranças terão a oportunidade de estar ainda mais perto do basquete, do esporte e da vida saudável”, afirmou Anderson Varejão, ala-pivô brasileiro do Cleveland Cavaliers.
Assim que iniciar as atividades do Jr. NBA no Brasil, a liga irá começar a planejar a expansão da plataforma a outras comunidades do país.