Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

NBA reforça streaming personalizado por fã

Liga fecha parceria com Turner por iniciativa no Twitter

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 10/01/2019, às 08h00 - Atualizado às 10h00

Imagem NBA reforça streaming personalizado por fã

Uma transmissão com a preferência do torcedor. O streaming de eventos esportivos ainda dá seus primeiros passos, mas já há indícios de que essa possibilidade deverá ser o grande diferencial de exibições pela internet. Na quarta-feira (9), a NBA e a Turner anunciaram uma novidade que dá um exemplo do que pode ser feito com as novas tecnologias no mundo esportivo.

Nas transmissões da TNT, nos Estados Unidos, o Twitter da NBA exibirá a partida ao mesmo tempo. Na metade do evento, os internautas irão escolher um jogador em que as câmeras ficarão focadas no restante da partida. A rede social funcionará então com um novo conteúdo, com todos os lances de um atleta de destaque.

“Enquanto assistem à NBA na TNT, nossos fãs no Twitter poderão aproveitar uma experiência única de segunda tela que irá melhorar ainda mais a forma como os torcedores se envolvem uns com os outros e com o jogo”, comentou o comissário da NBA, Adam Silver, em nota divulgada no site oficial da liga americana.

A experiência da NBA começará no Jogo das Estrelas do torneio, a ser disputado em fevereiro. Depois, as transmissões da TNT contarão com a possibilidade de interação no Twitter. Serão 20 partidas no canal da Turner com a novidade.

Além da transmissão focada em um único jogador, a TNT ainda terá um comentarista apenas para a exibição feita pelo Twitter, para tecer opiniões sobre as jogadas do atleta eleito pelo público na rede social.

A interação em transmissões por streaming não é algo novo, mas ainda são raros os exemplos de utilização desse tipo de recurso. O melhor caso atual é da Fórmula 1, com o serviço de transmissão da entidade, que não está disponível no Brasil. Pelo programa, o torcedor consegue ver a câmera que quiser, com exibições simultâneas; o fã pode editar o modo como quer assistir à corrida.

No Brasil, houve uma experiência do Sportv durante a Copa do Mundo, com uma parceria com a Samsung. Por meio do aplicativo da emissora na televisão da marca sul-coreana, o torcedor podia escolher entre uma transmissão tradicional ou uma de 360º, em 4K, como se estivesse dentro do estádio na Rússia.

Mas, de forma geral, o streaming ainda é a repetição do que se vê na televisão. Aplicativos de emissoras, por exemplo, usam o mesmo sinal usado na transmissão de TV. E empresas novas, focadas em streaming, usam o mesmo formato tradicional para exibir uma partida. É o caso da DAZN, recém-chegada ao Brasil.