A Liga de basquete profissional dos Estados Unidos (NBA) assinou parceria com a Royal Bafokeng Nation para criar um programa de desenvolvimento do esporte no noroeste da África do Sul. O projeto “Esporte nas Escolas” será iniciado em abril, com sede no vale de Rustemburgo.
O comissário da NBA, David Stern, analisou: “Estamos orgulhosos de trabalhar com o Royal Bafokeng Nation, cuja visão inclui mostrar quanto o esporte pode criar um impacto positivo para as comunidades”.
“A Royal Bafokeng Nation tenta buscar a excelência em tudo o que faz. Eu sempre acreditei que a excelência deve ser vista e copiada, a fim de ser praticada, razão pela qual eu estou feliz pela parceria com a NBA e por trazer o jogo de basquete para as nossas comunidades”, afirmou o rei Leruo T. Molotlegi, líder do grupo.
A NBA abriu seu primeiro escritório na África em 2010. Os jogos das equipes norte-americanas são transmitidos para 55 países e territórios do continente, em cinco línguas. Nos últimos anos, a liga tem conduzido o projeto “Basquetebol Sem Fronteiras na África”.