Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

NBB celebra audiência recorde em transmissão via internet

Partida entre Bauru e Franca, que definiu vaga nas semifinais da liga, foi assistida por 30 mil usuários únicos

Erich Beting - São Paulo (SP) Publicado em 07/05/2015, às 11h02

Imagem NBB celebra audiência recorde em transmissão via internet

Franca e Bauru se enfrentam pelas quartas de final do NBB

A Liga Nacional de Basquete celebrou na noite da última terça- -feira, dia 5, um novo recorde nas transmissões dos jogos do Novo Basquete Brasil, torneio equivalente ao Nacional da modalidade.

O duelo que definiu a classificação do Bauru sobre o Franca para a semifinal do torneio bateu a marca de 30.000 usuários únicos na transmissão via internet. O número representa quase 10% de toda a audiência dos 41 jogos da atual temporada do NBB que foram exibidos pelo site da liga.

“Atingimos um número muito maior de fãs do basquete em diversas plataformas diferentes e de fácil acesso, como o celular e o tablet. Mas o grande sucesso das transmissões vai além de apenas colocar jogos na internet. Nós produzimos uma transmissão de muita qualidade”, diz o vice-presidente da LNB, João Rossi.

Segundo a liga, o duelo decisivo foi acompanhado por torcedores de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal. Além disso, dez países do exterior tinham usuários conectados no jogo, que alcançou um total de 400 diferentes cidades no país.

Outro dado que deixou os executivos da liga empolgados foi a interação com os torcedores no perfil do NBB no Twitter.

Foram mais de 1.700 interações usando as hashtags: #nbbnaweb, #playoffsnbb, #nbb7 e #finaisnbb. Na temporada, as 41 transmissões pela internet foram acompanhadas por 371.725 torcedores. Nos playoffs, a média de audiência por jogo foi de 11.013 pessoas. Na TV fechada, geralmente a audiência é de cinco a seis vezes maior do que a obtida na web.

Apesar do sucesso, a transmissão das semifinais do NBB deixará a web. A partir de agora, as partidas serão exibidas pelo Sportv, parceira oficial do torneio.

A transmissão pela internet e a maior exposição do NBB na TV fechada já são pequenas mudanças que estão ligadas à aproximação do basquete brasileiro com a NBA, liga dos EUA.

Parceiros desde o início do ano, NBB e NBA têm trocado experiências. O desenvolvimento da plataforma de transmissão de jogos pela internet é um dos carros-chefes da NBA, que com o League Pass expande o torneio mundialmente.

Outra alteração feita pelo NBB que tem como modelo a NBA foi a decisão de criar dias fixos de exibição de jogos ao vivo na TV. Para isso, o basquete abriu mão dos jogos nos finais de semana, mas tem jogo ao vivo no Sportv terças e sextas.