NBB faz rodada dupla e amplia participação em TV

Campeonato nacional terá 32 jogos transmitidos até fim de fevereiro - Crédito Sérgio Domingues

Campeonato nacional terá 32 jogos transmitidos até fim de fevereiro - Crédito Sérgio Domingues

Após confirmar mudança de fórmula do Novo Basquete Brasil (NBB) para inserir a final em canal aberto, a Liga Nacional de Basquete (LNB) efetuou mais uma mudança, dessa vez na atual temporada do torneio, para encaixar jogos na televisão. Com rodadas duplas, no mesmo ginásio, o Sportv dobra o número de transmissões de basquete.

Com a mudança, na última quinta-feira (11), Assis Basket e Itabom/Bauru enfrentaram Paulistano/Amil e Pinheiros/Sky, respectivamente, em Bauru. Nesta sexta, por sua vez, Bauru e Assis confrontarão Paulistano e Pinheiros, novamente, dessa vez na cidade de Assis. Todos os jogos foram televisionados pelo canal fechado.

"Haveria apenas a transmissão de dois jogos, mas, com a rodada dupla, conseguimos que quatro jogos passassem na televisão", explica Sérgio Domenici, gerente-executivo da LNB. O artifício permite aos clubes ampliar o tempo de exposição de marcas patrocinadoras, bem como fornece aos torcedores mais conteúdo de basquete.

Com os esforços da liga para ampliar a participação na televisão, até o fim de fevereiro, serão 32 jogos transmitidos pelo Sportv. Caso esse ritmo seja mantido, até o término da competição, entre 80 e 100 partidas serão televisionadas pela emissora carioca, muito acima das 57 exibições realizadas na segunda edição do NBB.

Como já havia acontecido após a mudança da fórmula da quarta edição do torneio nacional, a promoção da rodada dupla causou revolta em alguns torcedores e imprensa especializada na modalidade. A busca pelo televisionamento de jogos, argumentam críticos, tem prejudicado a parte técnica, pois Bauru perdeu dois mandos de jogo.

A escolha, contudo, partiu do próprio clube. Outras equipes do NBB, como Interforce/Minas e Winner/Limeira, optaram por não participar de rodadas duplas e usufruir do mando de quadra, uma vez que julgam importante ter a torcida ao lado para emplacar bons resultados. A transmissão do Sportv, portanto, não é imposta pela liga.