O Novo Basquete Brasil tem investido nos últimos meses em novos meios de distribuição de seus jogos. Além do Grupo Globo e da Band, a Liga Nacional de Basquete tem exibido suas partidas em meios on-line. O movimento é visto em outros eventos de clubes e federações pelo país, mas a entidade conseguiu algo ainda raro no mercado brasileiro: um patrocinador focado nas transmissões por streaming.
A LNB apresentará nesta terça-feira (9) a parceria com o Açúcar Guarani, empresa que ficará focada nas transmissões do NBB pelo Facebook. O modelo de negócio envolve uma mescla de conteúdo próprio com comerciais mais tradicionais, como os vistos em transmissões das emissoras parceiras.
Além da exibição dos jogos, a marca terá direito a ser a patrocinadora da programação pré-jogo do Novo Basquete Brasil. Serão exibidas diversas atrações dos eventos, como as escalações das equipes, entrevistas exclusivas e aquecimento dos atletas antes de a partida ser iniciada.
Toda comunicação do Açúcar Guarani nas transmissões será baseada no conceito da marca “Bora se mexer”. E, com o tema, a empresa também terá uma ativação ligada aos outros patrocinadores do Novo Basquete Brasil. Será criado um vídeo para as redes sociais do torneio com o slogan da companhia, com o lance de destaque de cada equipe durante os jogos da liga.
A estreia da parceria acontecerá já nesta semana. Na próxima quinta-feira (11), o Flamengo enfrentará a Liga Sorocabana, e o duelo será exibido pelo Facebook com o novo parceiro do NBB.
Apesar do foco nas transmissões digitais, o Açúcar Guarani também terá entrega mais convencional: a empresa estará em placas publicitárias expostas em quadras nas partidas eliminatórias do NBB e também no Jogo das Estrelas, a ser realizado em março, mais uma vez no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
“Apoiar a NBB tem tudo a ver com o nosso compromisso de incentivar uma vida saudável, não só por meio da prática esportiva, mas também pelos momentos de prazer promovidos pelo basquete ao levar alegria para os torcedores por meio de um esporte que, cada vez mais, ganha adeptos e fãs pelo Brasil”, justificou Gustavo Segantini, gerente de marketing e produtos de varejo da Tereos, companhia dona da marca de açúcar.
Em 2017, o NBB bateu seu recorde de audiência em transmissão pelo Facebook. Em partida eliminatória entre o Flamengo e o Pinheiros, a entidade chegou a ter mais de 1 milhão de visualizações, com quase 200 mil usuários únicos.