A rede de televisão norte-americana NBC Universal anunciou no domingo a compra dos direitos de televisivos e digitais da Premier League inglesa para os Estados Unidos, por um valor entre US$80 e 85 milhões ao ano. O acordo tem três temporadas de duração e entrará em vigor no início da temporada 2013/2014 da liga.
Desta forma, a companhia terá o direito de transmitir, não só em seu canal aberto, mas também em suas emissoras de TV paga, todas as 380 partidas da temporada da Premier League. Cerca de 200 desses jogos entrarão ao ar ao vivo em seis horários diferentes em cada rodada, nos sábados, domingos e segundas, entre os meses de agosto e maio dos próximos três anos.
Para fechar acordo, a NBC teve de superar as ofertas de outras companhias, como ESPN, Fox Sports, e beIN, uma rede fundada pela Al-Jazeera que recentemente comprou os direitos dos campeonatos espanhóis, italiano e francês nos Estados Unidos, além das partidas da seleção local nas Eliminatórias para a Copa de 2014.
A NBC afirmou ainda que não pretende revender partidas para outras emissoras, como é o caso da Fox Sports no país, que revende 20% das partidas a que tem direitos para a ESPN.
“Este é um produto no qual acreditamos muito”, afirmou Mark Lazarus, CEO da NBC Sports. “Atualmente, já estamos bastante envolvidos com a Major League Soccer, tivemos um grande retorno com a cobertura do futebol durante os Jogos Olímpicos de Londres-2012, e por isso estamos fazendo um grande investimento para a Copa do Mundo de 2014”, completou Lazarus.