O atacante do Santos e da seleção brasileira, Neymar, segue como o atleta com maior valor comercial, de acordo com um ranking elaborado pela revista “SportsPro”. O camisa 11 ocupa o topo da lista pelo segundo ano consecutivo, seguido por Lionel Messi, Rory McIlroy, Usain Bolt e Cristiano Ronaldo.
A lista é elaborada pela revista desde 2010, e Neymar já havia sido apontado como o grande campeão do marketing esportivo em 2012. De acordo com a publicação, os critérios utilizados são “fortuna, idade, carisma, boa vontade de participar de ações de marketing e apelo”. Em 2011, Neymar ocupava apenas a 17ª posição no ranking, enquanto o líder era Usain Bolt.
O editor-chefe da “SportsPro”, David Cushnan, falou sobre Neymar para o site da revista. “Nós classificamos o Neymar como o atleta mais visado no mercado no mundo no ano passado e realmente não havia argumento para rebaixá-lo desta vez. Seu status de super estrela e seu talento o tornaram um imã para as marcas em uma das economias emergentes do mundo. Ele é tudo o que uma marca quer”.
A lista atual conta com 50 nomes, sendo nove jogadores de futebol, oito tenistas, seis pilotos, cinco golfistas e quatro jogadores de basquete. Os outros brasileiros que aparecem no ranking são o para-atleta Alan Fonteles (17º), medalhista de ouro em Londres no ano passado; o meia Lucas (33º), do Paris Saint-Germain; e Anderson Silva (46º), detentor do cinturão dos médios do UFC.
Entre os futebolistas, o ranking traz, além de Neymar, Messi, Cristiano Ronaldo e Lucas, o belga Vincent Kompany (21º), a americana Alex Morgan (27ª), o inglês Jack Wilshere (29º), o japonês Shinji Kagawa (38º) e o galês Gareth Bale (48º).