A direção da NFL estuda a criação de sua própria liga de desenvolvimento para dar atividade a jovens jogadores que tenham sido selecionados pelo draft mas que não foram aproveitados pelas franquias.
“O objetivo é criar uma plataforma que se dirija à comunidade inteira, não só aos jogadores. Deve ser também uma liga para treinadores e pessoal administrativo, de maneira que seja essencial a longo prazo para a sustentação de nosso esporte”, afirmou Troy Vincent, chefe de operações da NFL.
Para Stephen Jones, dono do Dallas Cowboys, a ideia é bem-vinda e pode trazer novas oportunidades para a liga de futebol americano. “É um conceito que tem que envolver todos os agentes implicados. É algo que temos que começar a discutir com o comitê de competição e a NFLPA [associação dos jogadores]”, afirmou o dirigente
A ideia é fazer algo semelhante à NBA, que criou em 2001 a NBDL, que conta hoje com 22 equipes, 16 das quais vinculadas a alguma franquia da liga principal. Nos próximos anos, a direção da liga acredita que esse número cresça para 30.
“Temos que trabalhar para desenvolver os jogadores. Precisamos de algo que ajude nossos profissionais a melhorar. Pode ser que não seja necessária uma liga de desenvolvimento, mas temos que encontrar uma forma de dar esse espaço aos atletas”, afirmou Art Rooney II, dono do Pittsburg Steelers.