O motivo não foi nada positivo, mas a liga profissional de hóquei no gelo dos Estados Unidos (NHL) fez nesta semana uma reunião com alguns de seus principais parceiros comerciais. O encontro foi realizado para discutir o futuro dos contratos diante do locaute da competição.
Nesta semana, a NHL anunciou o cancelamento de 82 jogos da pré-temporada. Ainda não existe uma posição oficial sobre o início da competição, mas já há especulações sobre um adiamento de até duas semanas.
O locaute deve-se a uma discussão sobre o contrato que baseia relações trabalhistas entre os atletas e as franquias da NHL. O último acordo terminou no dia 15 de setembro deste ano, e ainda não houve um acordo sobre o futuro.
Há discussões sobre o teto salarial, mas o cerne da polêmica é a porção do faturamento da NHL que é destinada aos atletas. Os jogadores pedem uma participação de 54,3% nas receitas, caindo gradativamente até 52,3% durante os cinco anos de contrato.
A maior proposta da NHL até o momento é destinar 49% aos atletas no início do contrato, com redução gradual até 47%. Atualmente, os atletas ficam com 57% do bolo.
O imbróglio levou a liga a um locaute, que é o fechamento dos ginásios por parte dos donos de franquias. A última discussão de contrato na NHL também acabou num protesto similar, durou mais de dez meses e cancelou toda a temporada 2004∕2005.