Os efeitos da crise financeira ainda não chegaram aos balanços da Nike. A empresa de material esportivo anunciou nesta semana os resultados financeiros do ano econômico de 2008, com crescimento significativo em relação à temporada anterior. Os números positivos deram à marca americana um recorde de vendas e lucros. O volume de vendas, por exemplo, chegou a 14,6 bilhões de euros (R$ 44,1 bilhões) em 2008, evolução de 14% em relação ao ano anterior. O lucro líquido também cresceu 26%, chegando a 1,5 bilhão de euros (R$ 4,5 bilhões). O resultado, porém, já traz embutidos alguns sintomas da crise. Afinal, o principal responsável pelo crescimento da Nike não foi o mercado dos Estados Unidos. A empresa teve incremento de apenas 4% em seus negócios no país de origem, valor 29% inferior ao do ano anterior. Em compensação, houve evolução de 26% na Ásia e no Pacífico e de 21% no restante das Américas. A Nike ainda apresentou evolução global de 15% nas vendas de suas outras marcas. A maior responsável por esse aumento foi a Converse, que deu um salto de 29% em seu volume de negócios. Os números tão expressivos do relatório da Nike podem ser explicados pela época analisada. Os dados influenciados pela recessão financeira internacional devem ser divulgados apenas no balanço do ano econômico de 2009.