Patrocinada unicamente pela Umbro desde seu primeiro contrato de fornecimento, quase 60 anos atrás, a Football Association (FA), Federação Inglesa de Futebol, apresentou nesta segunda a nova camisa de sua seleção nacional, feita pela nova parceira, a Nike.
A camisa segue a tendência minimalista dos últimos uniformes feitos pela companhia inglesa, e mantém um corte simples, todo em branco, apenas com uma gola careca em azul-marinho.
Outra novidade está no escudo da FA. Comemorando 150 anos da entidade no próximo mês de junho, o uniforme traz uma edição reestilizada do clássico emblema dos três leões, agregando detalhes em dourado, além da escrita “150 years”.
O novo manto é feito de 100% material reciclado. Para criar o poliéster necessário, a companhia utiliza uma média de sete garrafas de refrigerante.
A transição da antiga fornecedora para Nike na seleção inglesa faz parte do acordo de venda da Umbro, comprada pelos norte-americanos em 2007, para o grupo Iconix, concretizada em setembro de 2012. Além da Inglaterra, a marca também assumiu outros contratos da concorrente inglesa, entre eles Manchester City, Lille e Athletic Bilbao.
A estreia do novo uniforme está marcada para o amistoso contra a Irlanda, no dia 29 deste mês, em Wembley. Já o uniforme reserva, que ainda não foi apresentado, deve ser usado por primeira vez no encontro diante do Brasil, dia 2 de junho, na reinauguração oficial do Maracanã.