A Nike e a Adidas são as duas únicas representantes do esporte entre as 100 marcas mais valiosas do mundo. Isso é o que diz um estudo, chamado de Best Global Brands (Melhores Marcas Globais, em tradução livre), feito pela Interbrand, uma divisão da gigante da publicidade Omnicom, sediada nos Estados Unidos.
A norte-americana Nike está na 18a posição, com uma avaliação de pouco mais de 27 bilhões de dólares. Com um aumento de 8% em relação ao último estudo, realizado no ano passado, em que alcançou a mesma posição, a empresa espera crescer ainda mais com a nova estratégia já mencionada pela Máquina do Esporte: focar no ambiente digital e alcançar o consumidor de forma mais direta.
Já a alemã Adidas aparece na 55a posição da lista, com um valor estimado em pouco mais de 9,2 bilhões de dólares. Com um aumento de 17%, a marca das três listras obteve o quarto maior crescimento entre 2016 e 2017 dentre as 100 marcas que compõem o ranking. Apesar disso, a diferença em relação à principal concorrente aumentou em cerca de 800 milhões de dólares.
Juntas, Nike e Adidas representam 2% do valor total das 100 marcas mais importantes do mundo e são as principais responsáveis pelo crescimento de 10,1% do setor esportivo de 2016 para 2017.
Apesar de não serem especificamente do meio esportivo, muitas marcas que figuram na parte de cima da lista costumam aparecer em transmissões, comerciais, propagandas, e em estádios e ginásios esportivos por serem fortes atuantes como patrocinadores do setor. Destas, Coca-Cola (4a), Samsung (6a), Toyota (7a) e Mercedes-Benz (9a) estão no TOP 10.
O pódio da lista é formado por Apple (1a), Google (2a) e Microsoft (3a). Completam as dez primeiras a Amazon (5a), o Facebook (8a) e a IBM (10a).
Outra que chama atenção é a Disney, na 14a posição, com mais de 40,7 bilhões de dólares. Apesar de focada no público infantil, a marca vem se tornando forte nos esportes, com a aquisição da ESPN e do braço tecnológico da MLB (liga norte-americana de beisebol), cujo sistema de transmissão está começando a crescer na Europa.
Na 88a colocação, a Ferrari entrou pela primeira vez na lista. Apesar de não ser considerada uma marca de esportes, é fato que uma parte importante do faturamento e da valorização da empresa do cavalo rampante vem diretamente da Fórmula 1. No último ano, a Ferrari praticamente quintuplicou seu valor, alcançando quase 5 bilhões de dólares.