Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Nike e Under Armour já miram desbancar Adidas como fornecedora da NBA

Contrato entre marca alemã e liga de basquete, de US$ 400 milhões por 11 anos, termina em 2017

Adalberto Leister Filho - São Paulo (SP) Publicado em 13/03/2015, às 08h06 - Atualizado às 11h06

Imagem Nike e Under Armour já miram desbancar Adidas como fornecedora da NBA

A NBA já discute um novo contrato de fornecimento de uniforme. O compromisso com a Adidas termina em 2016, e a empresa alemã deve enfrentar forte concorrência de Nike e Under Armour em sua missão de renovar o acordo.

Para a Adidas, a parceria com a liga norte-americana de basquete é fundamental para as pretensões da empresa nos Estados Unidos. O atual contrato, válido por 11 anos, foi assinado em 2006, no valor de US$ 400 milhões. O patrocínio à NBA foi ia melhor maneira encontrada pela multinacional para se contrapor à Nike e Michael Jordan, seu principal garoto-propaganda.

Para a Nike, a obtenção do contrato com o basquete representaria praticamente uma expulsão da concorrente das grandes ligas dos Estados Unidos. A firma de Beaverton, no Oregon, já retirou da Reebok, subsidiária da Adias, o contrato de fornecimento de uniformes com a NFL (liga de futebol americano).  

Já a Under Armour tem demonstrado crescimento constante nos Estados Unidos. A vitória na concorrência pela NBA seria um impulso considerável e a consolidação de sua estratégia de expansão nos Estados Unidos. Na empresa de Baltimore, a ideia é que a NBA possa dar visibilidade mundial à marca, já que internamente a liga de basquete enfrenta forte concorrência com as de beisebol e futebol americano.

O primeiro passo da marca na direção do basquete foi a disputa acirrada com a Nike pelo contrato com o ala Kevin Durant e o patrocínio da estrela em ascensão Stephen Curry.