Meses após rescindir seu contrato com Lance Armstrong, a Nike continua o processo de desligamento da imagem do ex-ciclista, protagonista de um esc”ndalo de doping. A companhia norte-americana anunciou nesta terça que não haverá mais coleções específicas da Livestrong, marca da Livestrong Foundation, ONG fundada por Armstrong. A relação com a entidade, no entanto, permanece em vigor.
“Tomamos a decisão de interromper a produção de novos produtos da Livestrong após a coleção 2013. Continuaremos apoiando a fundação com doações em sua luta por ajudar aqueles que enfrentam o c”ncer”, afirmou KeJuan Wilkins, porta-voz da Nike.
Nos últimos nove anos, a Nike doou à fundação mais de US$ 100 milhões. Ao mesmo tempo, só em 2012, estima-se que a empresa tenha vendido mais de US$ 150 milhões em produtos associados à marca Livestrong.
O grande sucesso de vendas da parceria foi a famosa pulseira amarela de borracha com a marca da ONG, que desde maio de 2004 já vendeu mais de 87 milhões de unidades, ao valor de um dólar cada.
Armstrong, que era patrocinado pela Nike desde 1996, perdeu o contrato com a fornecedora no fim do ano passado, após confessar culpa em um esquema de dopagem durante o fim dos anos 1990 até meados da década de 2000, período em que conquistou sete edições consecutivas do Tour de France.
Processos registrados na União Internacional de Ciclismo, afirmam que a Nike teria pago US$ 500 mil para ocultar um caso de doping do ciclista, em 2006. A empresa nega as acusações.