Inaugurada na última sexta-feira, a nova loja da Nike, situada em Portland (Estados Unidos), é um símbolo para a companhia. Além de ter um conceito diferente e uma série de ações de marketing no interior, o aparato ratifica uma aposta da companhia em um modelo de vendas que não depende de intermediários.
A Nike tem 760 lojas próprias espalhadas pelo mundo atualmente, e a venda direta rendeu um faturamento total de US$ 3,2 bilhões no ano passado – o número também considera comercialização no site da companhia. Esse resultado representou um crescimento de 16% em comparação com a temporada anterior.
O plano de negócios da companhia de material esportivo tem previsão de inaugurar ao menos mais cem lojas até 2015. Nesse ano, a projeção da empresa é faturar US$ 30 bilhões com lojas próprias.
A loja de Portland é um símbolo disso. Inaugurada na esquina da Quinta Avenida com a rua Morrison, a unidade foi criada para substituir o antigo ponto da Nike na cidade, que foi fechado recentemente.
Com 26 mil metros quadrados, a loja tem espaço para uma série de elementos ligados à história da Nike. Há uma estátua gigante de Michael Jordan e um telão para mostrar vídeos da marca, por exemplo.
Nos próximos anos, o aparato deve concentrar ações de marketing da Nike na região. A ideia é usar o local para fornecer “experiências de marca” aos clientes. Isso inclui produtos, serviços e apresentações exclusivas.
A loja recebeu no sábado o pivô LaMarcus Aldridge, que defende o Portland Trail Blazers na liga profissional de basquete dos Estados Unidos (NBA). “Todo mundo se beneficia quando você aumenta a energia da marca no mercado”, disse Tim Hershey, vice-presidente e gerente-geral da Nike para varejo na América do Norte, ao site “Oregon Live”.