Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Nike lança bola com contraste para temporada de inverno na Europa

Equipamento estreia neste fim de semana nas ligas de Inglaterra, Espanha e Itália

Adalberto Leister Filho - São Paulo (SP) Publicado em 24/10/2014, às 14h46

Imagem Nike lança bola com contraste para temporada de inverno na Europa

A nova bola da Nike estreia neste fim de semana

A Nike lançou a bola que será usada na temporada de inverno de três das principais ligas europeias. A Nike Ordem Hi-Vis estreia neste fim de semana nos Campeonatos Inglês, Espanhol e Italiano.

O equipamento foi apresentado na cor amarelo marca texto com detalhes em roxo. A cor servirá para se destacar nos gramados em um período da temporada em que há menos horas de luz natural e as noites são mais escuras. Também ajuda a percepção da bola para torcedores que assistem ao jogo seja no estádio, seja em casa, pela TV.

“Estudos têm demonstrado que 70% dos jogos disputados entre outubro e fevereiro estão sob nuvens pesadas, chuva ou no escuro e com luz artificial”, afirmou Rafael Ortega, executivo da Nike.

Segundo ele, a empresa de material esportivo testou como os jogadores percebem onde está a bola durante a partida. Descobriu que de 10% a 15% do tempo, os atletas olham diretamente a bola. No restante do jogo, a veem através da visão periférica.

“Eles nem sempre estão olhando para a bola, mas precisam encontrá-la em sua visão periférica rapidamente”, diz Ortega. “Nossa bola demorou seis anos para ser desenvolvida com muito trabalho de engenharia e vários testes”, acrescentou.

Segundo a fabricante, a nova bola tem ranhuras que servem para canalizar o ar e produzir uma trajetória consistente, garantindo a precisão e estabilidade do chute.