A Nike lançou uma nova campanha com o título de “Equality”, com alguns de seus principais atletas. A ideia é exaltar valores do esporte e da marca, em momento de divisão política nos Estados Unidos, que tem convivido com discursos fortes de seu atual presidente, Donald Trump, especialmente contra imigrantes no país.
No vídeo divulgado, com a presença de atletas patrocinados pela Nike, como a tenista americana Serena Williams, o brasileiro Neymar e o espanhol Rafael Nadal, LeBron James exalta o poder do esporte em unir as pessoas, independentemente de gênero, etnia ou religião. No fim, há a mensagem: até todos ganharem igualdade.
A campanha da Nike não estará limitada ao vídeo. A empresa apoiará algumas instituições e até lançou um site próprio com o posicionamento. “A igualdade não é um jogo. Mas alcança-la isso será a maior vitória”, diz o manifesto divulgado em equality.nike.com. A página busca doadores para programas apoiados pela empresa americana.
A iniciativa começou em 2017, quando a empresa fez uma doação de US$ 5 milhões para organizações que promovem igualdade em regiões pelo mundo. São duas entidades principais apoiadas pelo projeto: a Mentor, que orienta pessoas para lutar por igualdade em comunidades dos Estados Unidos, e a Peace Players, focada em crianças no esporte, com suporte a 260 comunidades espalhadas pelo mundo.