A pouco mais de dois meses para a Copa do Mundo, a Nike lançou nesta terça-feira (1º) uma nova campanha publicitária global. “Arrisque tudo” – ou “Risk everything”, em inglês – tem como mote a pressão que grandes atletas sofrem antes de competições grandiosas como o Mundial. O primeiro filme, divulgado hoje, mostra Neymar, Cristiano Ronaldo e Wayne Rooney, três dos principais atletas que a empresa patrocina no mundo, momentos antes de entrar em campo: a superexposição, o assédio de fãs e imprensa, a sombra de lendas do futebol do passado.
Esta é a continuidade da campanha “Ouse ser brasileiro” que começou em novembro de 2013, na qual o objetivo era ressaltar as características dos brasileiros, anfitriões do evento. Haverá uma série de comerciais entre este mês de abril e julho, quando termina a Copa. Ativações em pontos de venda e redes sociais também estão previstas, segundo contou Henry Rabello, vice-presidente de marketing da Nike no Brasil, em um encontro com jornalistas na sede da empresa em São Paulo nesta terça. A campanha foi feita pela agência global da empresa, a Wieden + Kennedy, mas a filial brasileira, disse o executivo, contribuiu com o “ponto de vista dos brasileiros”.
Em relação às lojas, hoje a empresa tem 56 unidades no Brasil, sendo uma administrada pela própria fabricante em Ipanema, no Rio de Janeiro, 28 geridas por terceiros, e as demais são factory stores, locais que oferecem descontos em produtos. “Teremos manifestações físicas, experiências dentro das lojas”, acrescentou Rabello.
Quanto à área digital, Rabello contou que a Nike está conectada a uma base de 65 milhões de pessoas por meio da internet. O número de fãs chega a 17 milhões somente na página global da marca no Facebook e a quase 3 milhões na do Twitter. Os perfis brasileiros específicos para o futebol têm 5 milhões no Facebook e 200 mil no Twitter.
Os três nomes escolhidos para esta estreia da nova campanha são Neymar, Ronaldo e Rooney, mas outros atletas também farão parte dela em outras ações, segundo o executivo. Entre os brasileiros, os destaque são David Luiz, Thiago Silva, Bernard e Paulinho, todos eles presentes no comercial que foi divulgado no fim do ano passado para apresentar a “Ouse ser brasileiro”.