O acordo entre Nike e NBA, assinado e anunciado em junho de 2015, finalmente passa a valer para a próxima temporada. Após o término e a não renovação do contrato com a Adidas, a marca norte-americana será parceira da principal liga de basquete do mundo pelos próximos oito anos. E já chegou querendo “mostrar serviço”.
Qualquer fã que comprar a camisa da sua franquia preferida entre as 30 da NBA poderá acessar as informações da sua equipe por meio de um aplicativo conectado a uma etiqueta localizada na parte inferior da camisa. A tecnologia é baseada em um aplicativo da Nike que permite que o torcedor explore um chip colocado em todas as camisas que serão vendidas pelo mundo. “É a primeira vez que o conteúdo premium da NBA pode ser acessado através da interação com a equipe”, enfatizou a marca norte-americana em um comunicado.
O sistema, chamado de NikeConnection, reconhece a camisa, e o usuário ainda pode indicar seu jogador favorito para que o próprio aplicativo desbloqueie conteúdos exclusivos, como a chegada das equipes e de tais jogadores aos ginásios e também os melhores momentos daquele atleta nos jogos. Além disso, há as informações gerais, como calendário, resultados e estatísticas. Promoções feitas pela NBA e pela Nike, inclusive de calçados, também constarão no aplicativo.
“Nós sabemos o que podemos fazer: produzir uniformes espetaculares. Mas nós queríamos fazer algo a mais e sabemos da paixão que os consumidores têm por seus jogadores e times”, afirmou Stefan Olander, vice-presidente de inovações digitais da Nike.
A temporada 2017/2018 é a primeira da Nike como fornecedora de material esportivo da NBA e também a primeira em que a liga de basquete dos EUA autoriza a presença do logotipo de uma empresa, tanto fornecedora de material quanto de um patrocinador, nas camisas. Além disso, há uma maior liberdade nos projetos da marca norte-americana, como a criação de novas meias oficiais por meio da marca Air Jordan, do ex-jogador Michael Jordan, que é da Nike.
Os valores do contrato assinado há dois anos e colocado agora em prática não foram divulgados, mas a imprensa dos EUA estima que a Nike pagará 125 milhões de dólares por cada um dos oito anos de contrato. Se for verdade, o valor é três vezes maior do que o pago pela Adidas no acordo anterior.