LeBron James desembarca no Rio de Janeiro em 11 de outubro para jogo do Cleveland Cavaliers contra seu ex-clube, o Miami Heat, pela pré-temporada da NBA. Nos pés, o maior astro do basquete atual estará usando o Lebron 12, novo tênis de basquete desenvolvido pela Nike para o jogador.
No ano passado, LeBron James manteve o posto de maior vendedor de calçados entre os jogadores da NBA. A Nike comercializou US$ 300 milhões (cerca de R$ 710 milhões) em tênis. As vendas foram estáveis em relação a 2012, quando o equipamento com a marca do jogador tinha obtido um aumento de vendas de 50%. Pelo contrato com a Nike, LeBron James recebe US$ 20 milhões por ano (R$ 47 milhões).
A multinacional norte-americana aposta em três benefícios no novo equipamento: amortecimento superior, aproveitamento do apoio e flexibilidade. Tudo para ajudar a melhorar a explosão muscular do atleta.
“Nós pegamos os insights de um atleta de nível mundial como LeBron James para atualizar projetos com visão de futuro e criar os calçados mais inovadores”, comentou Kelly Hibler, vice-presidente de calçados da Nike Basketball.
“Nós combinamos a arte e a ciência da engenharia no LeBron 12 para desenvolver o jogo do melhor atleta de basquete do mundo”, completou a executiva.
A Nike fez uma série de medições no desempenho de LeBron James em quadra. O jogador corre em média 5 quilômetros por jogo, mudando de direção cerca de mil vezes, em média. Por conta disso, desenvolveu um calçado para ser confortável e resistir ao impacto gerado em quadra.
Duas das versões do tênis serão vendidas no Brasil, o NSRL, a partir do dia 11 de outubro, no site da Nike. Já o Heart of Lion chega ao país em novembro, também pelo site. O preço, porém, é salgado: R$ 899,99.