Nike React Infinity Run é principal aposta da marca para revolução no mercado
Redação - São Paulo (SP) Publicado em 20/01/2020, às 07h27 - Atualizado às 10h27
A Nike decidiu priorizar os membros do próprio site da marca, o nike.com, no lançamento do novo modelo de calçado da empresa para a prática de corrida. O Nike React Infinity Run estará disponível para compra apenas para estes membros durante uma semana, entre 23 e 30 de janeiro. Depois, o calçado chega para os consumidores nas lojas físicas.
O Infinity Run é a principal aposta da Nike para uma revolução dentro do mercado. O calçado promete auxiliar os corredores a prevenir lesões. O modelo foi criado a partir do Zoom Vaporfly 4%, lançado em 2017 com o objetivo de tornar a corrida mais rápida ao economizar energia do atleta e impulsioná-lo durante a passada.
Agora, o Infinity Run promete entregar ao atleta, além do mecanismo de "impulso" que o Vaporfly possui, maior estabilidade durante as passadas, permitindo maior controle de movimento e, dessa forma, reduzindo o risco de lesões.
Foto: Divulgação / Nike
"Basta calçar o tênis para ter uma sensação de estabilidade e energia, com a espuma React servindo de 'mola' propulsora para muitos quilômetros. A geometria semelhante à cadeira de balanço cria uma leve inclinação para frente, fazendo a passada ir do calcanhar para a região intermediária e depois dianteira do pé. Esse movimento gera um efeito de impulsão natural. Somada à sustentação oferecida pela espuma, essa plataforma mais ampla proporciona uma sensação de firmeza. É como se o tênis conduzisse os pés com delicadeza por uma linha reta e suave, reduzindo os movimentos laterais", afirmou a Nike, em comunicado.
De acordo com a empresa, o Nike React Infinity Run é adequado para corridas de duração média, com esforço moderado. Por meio da instituição British Columbia, a marca americana pesquisou o resultado do tênis nesse tipo de situação. A Fundação para Pesquisa em Medicina Esportiva da entidade observou 226 corredores usando o Nike React Infinity Run e o Nike Structure 22 (modelo tradicional de corrida com controle de movimento).
Como resultado, os atletas que correram com o Nike React Infinity tiveram uma taxa de lesões 52% mais baixa em comparação com o outro modelo. Os atletas ainda disseram que sentiram menos dores nos joelhos e nos pés.
A aposta da Nike é de que o modelo Infinity seja tão disruptivo para o mercado de atletas amadores quanto o Vaporfly foi para os de elite. O modelo lançado em 2017, no entanto, poderá ser banido do esporte de elite neste ano, após uma reunião do conselho da Iaaf. Desde que foi lançado, os atletas que o utilizam bateram seguidamente o recorde da maratona.
Atletas que usam outras marcas acusam o modelo da Nike de ser um "doping tecnológico", oferecendo aos que utilizam o tênis da marca americana uma vantagem competitiva. Se a Iaaf decidir banir o Vaporfly, possivelmente impulsionará, entre os atletas amadores, o uso do novo modelo.