A Nike inaugurou nesta semana a principal iniciativa da marca para a África do Sul no período da Copa do Mundo de 2010. Como não pode fazer nada diretamente ligado ao evento, que é patrocinado pela rival Adidas, a companhia americana adotou foco social e aproveitou a oportunidade para inaugurar um centro de treinamentos em Soweto, na periferia de Johanesburgo. E até 2014, essa ação terá repercussões no Brasil. O centro de Soweto tem a meta de atender 20 mil crianças da África do Sul. Trata-se de uma instalação de alto nível para a prática do futebol, que será usada para fomentar o desenvolvimento de jovens carentes. O espaço foi construído em quatro meses e meio, e depois da Copa será gerido pela Federação Sul-Africana de Futebol (Safa, na sigla em inglês) em parceria com duas ONGs e com a própria Nike, que dará aporte financeiro manutenção. O projeto faz parte da campanha Nike Cup, iniciativa de “mbito mundial para selecionar garotos e possibilitar que alguns se tornem jogadores profissionais de futebol. Neste ano, o Brasil já terá seletivas para a iniciativa. O que a Nike pretende fazer no país-sede da próxima Copa do Mundo, porém, é uma versão ampliada do que a companhia preparou para a África do Sul. A ideia é construir quatro centros no Brasil como o que foi erguido em Johanesburgo. O orçamento para os centros ainda não foi fechado. Inicialmente, a Nike fala em quatro unidades no Brasil (Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo). A empresa também não tem uma previsão para lançamento dos prédios.