A Nike decidiu reformular sua estratégia de distribuição com terceiros. Nos últimos anos, a multinacional norte-americana vem desenvolvendo formas de expandir suas lojas próprias e, por isso, estabeleceu que agora vai concentrar seus esforços fora do que é seu em apenas 40 lojas varejistas multimarcas em todo o mundo.
De acordo com a imprensa norte-americana, o objetivo da mudança na estratégia é fazer com que a empresa cresça cerca de 50%. Nas plataformas digitais, a intenção é que o volume de negócios aumente de 15% a 30% em 2018.
“Os consumidores esperam uma experiência premium, produtos e serviços inovadores realizados de forma rápida e mais personalizada. Estimulados pela transformação do nosso negócio, estamos visando oportunidades de crescimento através da inovação, velocidade e digitalização para acelerar o crescimento sustentável e rentável a longo prazo”, revelou o CEO da Nike, Mark Parker.
Entre as lojas varejistas já escolhidas estão a Foot Locker, com sede em Nova York, e a Nordstrom, sediada em Seattle. Uma premissa da Nike para escolher as lojas será que elas estejam sempre condicionadas a operar o espaço da marca norte-americana de forma diferenciada em relação ao resto.
A empresa também quer aumentar ainda mais a proximidade com os consumidores. Para isso, vai focar seus esforços em 12 cidades de 10 países, todas escolhidas a dedo e com uma condição: que a Nike seja a marca preferida dos consumidores em cada um destes locais. Ainda geograficamente falando, a ideia é ter um crescimento maior na América Latina e na região da Ásia-Pacífico nos próximos cinco anos.
Por último, a multinacional norte-americana também planeja dobrar o ritmo e o impacto da inovação em seus produtos e plataformas, reduzir o tempo de criação de novos produtos em 50% e melhorar o relacionamento com seus clientes por meio de canais e experiências on-line.