Longe dos gramados desde o início deste ano, Ronaldo não diminuiu a incidência de suas aparições no noticiário esportivo. Sobretudo pelo trabalho com a recém-fundada agência 9ine, o maior artilheiro da história das Copas do Mundo manteve-se em alta na mídia. Prova disso é que ele foi escolhido pela Nike, uma de suas patrocinadoras, para participar do lançamento da bola que será usada na Copa América de futebol em 2011.
A Copa América será disputada na Argentina, que foi representada no evento por Alfio Basile, ex-técnico da seleção nacional. No entanto, Ronaldo foi a grande estrela da apresentação oficial da bola Total 90 Tracer Doma.
“Minha expectativa é muito boa, e pretendo assistir a algumas partidas aqui na Argentina. Meu palpite é que Brasil e Argentina se encontrem na final da competição”, projetou Ronaldo em entrevista coletiva.
A bola é predominantemente branca, com detalhes azuis e pretos, cores do uniforme da seleção argentina. Além disso, o produto tem peculiaridades no design que remetem às raízes dos pampas e à tradição da Doma, com homenagens a elementos que identificam a cultura argentina em todo o planeta.
O lançamento da bola também serviu para a Nike antecipar alguns pontos de seu plano de comunicação para a Copa América. Patrocinadora do evento, a empresa de material esportivo deve focar a rivalidade que existe entre os países da América do Sul.
No mesmo evento, a organização da Copa América mostrou o visual de Suri, um avestruz que será a mascote oficial da competição. O personagem veste uniforme com as cores da seleção argentina de futebol.