“Mais do que um time, somos uma família”. A frase era repetida quase como um mantra por boa parte dos 25 atletas e executivos da Nissan que participaram da oitava edição do Workshop para o Time Nissan, grupo de 30 atletas patrocinados pela montadora.
Há três anos dentro do projeto, os atletas fizeram dos encontros semestrais um evento familiar. O clima de descontração envolveu até François Dossa, presidente da Nissan no Brasil, no jantar que serviu de abertura ao Workshop. “Temos um compromisso até 2016, mas criamos um relacionamento que vai muito além disso”.
O projeto Time Nissan foi idealizado em 2012, após a empresa virar patrocinadora do Rio-2016. A marca cede estrutura aos atletas, com carro e eventos patrocinados para ajudá-los na preparação fora dos assuntos técnicos.
“Eu nunca tive uma oportuni dade dessas quando era atleta”, afirma Hortência, mentora do Time Nissan e uma das que mais brinca com os atletas no grupo de conversa criado no Whatsapp. A ferramenta, aliás, é usada por todos para informar sobre a disputa de competições, discutir sobre ações em redes sociais para promoção da marca e, claro, provocar uns aos outros.
A Máquina do Esporte participou do Workshop no Rio. Nele, os atletas visitaram as instalações do Parque Olímpico e os apartamentos da Vila Olímpica. Além disso, assistiram a palestras sobre a pressão de jogar uma edição de Olimpíada, com dica das ex-atletas Hortência e Fabi, do vôlei.