Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

No sábado, retorno de Corinthians à Globo mantém audiência baixa

Clube venceu o Bayer Leverkusen na Flórida, mas Ibope não foi bom

Duda Lopes - São Paulo (SP) Publicado em 19/01/2015, às 17h30

Imagem No sábado, retorno de Corinthians à Globo mantém audiência baixa

O Corinthians se despediu da Flórida, nos Estados Unidos, com uma boa partida diante do Bayer Leverkusen, da Alemanha. O jogo marcou a volta da temporada de clubes na tela da Rede Globo, principal emissora de futebol no Brasil. Mas, mesmo com esses fatores, a audiência não conseguiu se manter alta.

A partida entre brasileiros e alemães, que chegou a ser chamada pela Globo de revanche pela Copa do Mundo, ficou com apenas 11 pontos de audiência. Entre as televisões ligadas, o jogo teve 28% de participação. A emissora carioca teve exclusividade na transmissão em canais abertos.

Dessa maneira, o amistoso internacional teve Ibope inferior à estreia do Campeonato Paulista de 2014. Na temporada passada, Bragantino e São Paulo abriram o torneio e conseguiram 16 pontos de média, sendo 12 para a Globo.

Dois fatores podem explicar o menor apelo do jogo do último sábado. O primeiro, claro, o fato de não se tratar de uma partida oficial. Mas, além disso, o jogo foi no sábado, fora da cultura brasileira de futebol no domingo. Em comparação, o menor Ibope do último Campeonato Brasileiro também aconteceu no primeiro dia do fim de semana. O jogo entre Corinthians e Criciúma teve apenas 16 pontos de média.

Vale a lembrança que, em 2015, o número de domicílios por ponto voltou a subir na contagem do Ibope. Em 2014, eram 65.201. Agora, a quantia passou para 67.113.