A organização dos Jogos Olímpicos de 2016 colocou à disposição do público uma nova leva de ingressos e, em dois dias, conseguiu medir um pouco da ansiedade para o evento. Em dois dias, foram 220 mil tíquetes vendidos, ou 45% dos 500 mil que foram disponibilizados para os torcedores.
Somente no primeiro dia de venda, o site do Rio 2016 teve seis milhões de visualizações de páginas. Não por acaso, nem sempre a página de venda correspondeu bem às tentativas de compras. Por vezes, torcedores perdiam a entrada porque, enquanto selecionavam o tíquete, outra pessoa fechada a compra. A situação gerou reclamações de consumidores nas redes sociais.
As transações foram tão intensas que, entre a última quinta-feira e sexta-feira, houve picos que chegaram a 3 mil vendas por minuto. As modalidades mais populares chegaram ao fim da semana sem mais disponibilidade para o público.
Os dois esportes mais procurados pelos torcedores brasileiros seguiram a lógica da preferência nacional, e as partidas decisivas do basquete e do vôlei, inclusive o de praia, logo tiveram as entradas esgotadas. O mesmo aconteceu com o tênis, o judô e três modalidades da ginástica (artística, rítmica e trampolim). Além disso, as entradas para a cerimônia de abertura terminaram rapidamente.
As vendas iniciadas na última quinta-feira foram a nona leva de ingressos, dessa vez de meio milhão de entradas. Em nota, o Comitê Organizador informou que não deverá ter novas vendas com esse volume de ingresso.