Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Novela sustenta liderança da Globo no futebol

Emissora liderou horário de jogo com Palmeiras no Paulistão

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 28/02/2019, às 15h10

Imagem Novela sustenta liderança da Globo no futebol

Racing x Corinthians foi exibido pela RedeTV, no mesmo horário de partida do Palmeiras na Globo (Foto: Agência Corinthians)

A Globo teve que lidar com números fora do comum na noite de quarta-feira (27). Ao transmitir a partida entre Palmeiras e Ituano para São Paulo, a emissora teve a concorrência de Racing e Corinthians, exibido pela RedeTV. A liderança foi mantida, mas graças ao suporte da novela “O sétimo guardião”.

A partida do Palmeiras, válido pelo Campeonato Paulista, gerou um número raro para emissora no futebol de quarta-feira: média de 17 pontos, com participação de 27% das televisões ligadas.

No horário de meio de semana, dificilmente a emissora fica com menos de 20 pontos de média. Na semana anterior, por exemplo, o jogo transmitido foi entre Corinthians e Avenida, pela Copa do Brasil, e a média de audiência foi de 27 pontos.

Durante a partida, a RedeTV esteve longe da liderança, com média de 10 pontos em São Paulo. Com Racing e Corinthians, a emissora chegou a ficar em primeiro lugar no Ibope, mas apenas durante a disputa dos pênaltis, quando a Globo já exibia o Big Brother. O pico da partida corintiana, válida pela Copa Sul-Americana, foi de 16 pontos.

A distância para a Globo, no entanto, não tira os méritos da RedeTV com a transmissão da Sul-Americana; a emissora explodiu a audiência com a transmissão. E essa foi a grande diferença entre os dois canais na quarta-feira.

Segundo dados preliminares do Ibope, quando o jogo do Palmeiras estava para começar, a Globo levava uma audiência de 21 pontos, graças a força de sua principal novela. A RedeTV, por outro lado, exibiu um culto religioso antes de Racing e Corinthians. A emissora tinha apenas um ponto de audiência minutos antes de a bola rolar na Argentina.

Durante todo o jogo do Corinthians, a RedeTV teve uma escalada de audiência, até virar o placar na disputa de pênaltis que consolidou a classificação do Corinthians para a próxima fase da Copa Sul-Americana. 

Há uma ressalva na escalada da RedeTV com o Corinthians: em nenhum momento o jogo da Sul-Americana esteve a frente da partida palmeirense. A virada aconteceu apenas após o término da partida do Campeonato Paulista, quando provavelmente houve uma migração de audiência do público fã de futebol.