A Globo teve que lidar com números fora do comum na noite de quarta-feira (27). Ao transmitir a partida entre Palmeiras e Ituano para São Paulo, a emissora teve a concorrência de Racing e Corinthians, exibido pela RedeTV. A liderança foi mantida, mas graças ao suporte da novela “O sétimo guardião”.
A partida do Palmeiras, válido pelo Campeonato Paulista, gerou um número raro para emissora no futebol de quarta-feira: média de 17 pontos, com participação de 27% das televisões ligadas.
No horário de meio de semana, dificilmente a emissora fica com menos de 20 pontos de média. Na semana anterior, por exemplo, o jogo transmitido foi entre Corinthians e Avenida, pela Copa do Brasil, e a média de audiência foi de 27 pontos.
Durante a partida, a RedeTV esteve longe da liderança, com média de 10 pontos em São Paulo. Com Racing e Corinthians, a emissora chegou a ficar em primeiro lugar no Ibope, mas apenas durante a disputa dos pênaltis, quando a Globo já exibia o Big Brother. O pico da partida corintiana, válida pela Copa Sul-Americana, foi de 16 pontos.
A distância para a Globo, no entanto, não tira os méritos da RedeTV com a transmissão da Sul-Americana; a emissora explodiu a audiência com a transmissão. E essa foi a grande diferença entre os dois canais na quarta-feira.
Segundo dados preliminares do Ibope, quando o jogo do Palmeiras estava para começar, a Globo levava uma audiência de 21 pontos, graças a força de sua principal novela. A RedeTV, por outro lado, exibiu um culto religioso antes de Racing e Corinthians. A emissora tinha apenas um ponto de audiência minutos antes de a bola rolar na Argentina.
Durante todo o jogo do Corinthians, a RedeTV teve uma escalada de audiência, até virar o placar na disputa de pênaltis que consolidou a classificação do Corinthians para a próxima fase da Copa Sul-Americana.
Há uma ressalva na escalada da RedeTV com o Corinthians: em nenhum momento o jogo da Sul-Americana esteve a frente da partida palmeirense. A virada aconteceu apenas após o término da partida do Campeonato Paulista, quando provavelmente houve uma migração de audiência do público fã de futebol.