O novo contrato de Tiger Woods com a Nike alçou o golfista ao patamar de um dos esportistas mais bem remunerados pela empresa americana. Sem o tempo de duração anunciado, o acordo de Woods envolve não apenas um acordo de exploração comercial da imagem do golfista mas também uma participação na venda de produtos com a marca do atleta.
Segundo apurou a reportagem da Máquina do Esporte, o contrato gira em torno dos US$ 30 milhões anuais, e é o mais valioso já feito por Woods com a fabricante americana, com quem tem vínculo desde 1996, quando estreou como golfista profissional.
A maior parte do negócio diz respeito à participação de Tiger Woods na linha de artigos de golfe que leva o seu nome, a TW. O faturamento anual da grife é de US$ 300 milhões, quase metade dos US$ 791 milhões que a divisão de golfe da Nike faturou no último ano fiscal. Como tem direito a um percentual que equivale a 5% desse total, só com a linha TW os ganhos beiram os US$ 15 milhões.
O restante do faturamento de Tiger Woods com o contrato vem do acordo para uso da imagem em campanhas publicitárias e pelo uso de produtos em competições, a exemplo do que acontece com outros astros que vestem a marca da Nike. No golfe, Rory McIlroy, brit”nico de apenas 23 anos, foi anunciado como novo atleta da marca no início do ano e é a aposta para o futuro.
O negócio é similar ao que Michael Jordan, ex-atleta do basquete, possui com a fabricante. O tênis Air Jordan, um dos mais vendidos na história da Nike, assegura boa parte do faturamento de Jordan, que ganha cerca de US$ 80 milhões ao ano da empresa e é o esportista mais bem remunerado da Nike. Assim como Woods, o astro do basquete fatura 5% referente ao pagamento de royalties das vendas sobre os produtos com sua marca. No caso dele, porém, o ganho é maior porque o tamanho do negócio de basquete é quase quatro vezes maior que o de golfe na Nike.
“Não é apenas ter um dos melhores golfistas de todos os tempos e um dos melhores atletas da história em nosso time. É como ele pode nos ajudar com o desenvolvimento de produtos, com inovação. Acredito que faremos muito isso. Basta olhar para os tênis desenvolvidos por ele. Há 17 anos que ele trabalha junto com o nosso time nisso”, afirmou Cindy Davis, presidente da divisão de golfe da Nike em comunicado enviado à ESPN.com americana.
O novo contrato de Tiger Woods representa, ao ano, quase o dobro do que aquele que ele ganhava quando assinou o primeiro acordo, em 1996. Na ocasião, pelo período de cinco anos Woods faturava US$ 25 milhões. Em 2001, o contrato foi renovado já em valores mais altos: cerca de US$ 100 milhões também por cinco anos. E, em 2006, foi feita a extensão até este ano, com valores um pouco maiores.
O crescimento do faturamento de Tiger Woods está ligado diretamente ao aumento das vendas da linha de produtos da grife TW, que foi lançada no final dos anos 90, seguindo o sucesso da linha Air Jordan no basquete.
Em 2009, quando Woods se envolveu num esc”ndalo de traição que culminou com o fim de seu casamento, a Nike divulgou um comunicado em que reforçava o vínculo com o atleta. A expectativa era a de que o valor do acordo com o golfista, hoje com 37 anos de idade, fosse reduzido.