A Telefónica é a nova provedora tecnológica do Atlético de Madrid. O carro-chefe da parceria será o estádio Wanda Metropolitano, reformado e reinaugurado em setembro deste ano. A empresa espanhola de telecomunicações será responsável por toda a conectividade do estádio e vai torná-lo o primeiro 100% digital da Europa.
De acordo com o site espanhol Expansión, o contrato afirma que a Telefónica fornecerá ao complexo esportivo toda a infraestrutura de comunicações e conectividade necessária no próprio estádio e em todas as instalações associadas, como a UCI (Unidade de Controle Integral), o painel de fita 360o (único na Espanha), elevadores, segurança (controle de acesso dentro do estádio, circuito fechado de TV, câmeras) e salas de produção audiovisual, entre muitas outras dependências.
A implantação do projeto, que já está em andamento, exigiu a instalação de 6 mil pontos de acesso à rede, 1.500 pontos de acesso Wi-Fi, mil quilômetros de fibra e quase 500 quilômetros de cabos tipo UTP. O objetivo também é melhorar a experiência de quem frequenta o estádio não só pelo futebol mas também em shows e outros eventos que não sejam esportivos.
“Ser o fornecedor tecnológico do Wanda Metropolitano é um projeto integral que vai muito além de oferecer cobertura ao estádio”, disse Javier Vizcaíno, diretor de empresas da Telefónica Espanha.
“Acordos deste nível fazem a diferença na experiência de nossos torcedores”, comemorou Iñigo Aznar, diretor comercial do Atlético de Madrid.
Com o novo acerto, o Wanda Metropolitano ganha mais um parceiro de peso desde que foi reinaugurado. A Telefónica é a quarta multinacional que coloca o nome em algo importante dentro do estádio. Antes dela, o Grupo Wanda, conglomerado multimídia chinês, adquiriu os naming rights por 10 milhões de euros ao ano. Já a Philips foi responsável por todo o projeto de iluminação, enquanto a LG assumiu a instalação de todas as telas e sistemas de som e imagem.