Os novos estádios têm sido responsáveis por mais emoção para o torcedor dentro de campo. No primeiro turno do Brasileirão, as novas arenas têm uma média de gols superior à do torneio e, também, mais finalizações certas por jogo.
Segundo levantamento feito a partir das estatísticas de jogo do site Footstats, os 89 jogos que aconteceram nos novos estádios tiveram 202 gols, numa média de 2,3 tentos por partida. Nos outros 101 jogos, que ocorreram nos estádios antigos, foram 219 gols, média de 2,17 por jogo.
Outra estatística que é melhor nos estádios novos é a de finalizações. No campeonato, a média é de 22,8 chutes a gol por partida. Nas novas arenas, o número sobe para 23,4 finalizações. A precisão dos jogadores também aumenta. Vai de 8,7 chutes certos na média da competição para 9,0 nos jogos nos estádios do pós-Copa.
Nos quesitos passes, também há melhora no acerto nos novos estádios, onde a média é de 656 passes certos por partida. Nos jogos em estádios antigos, sem uma padronização do gramado, o índice médio de acerto é pior: 629.
Os gramados dos novos estádios são todos dentro de um padrão estabelecido pela Fifa. Da mesma forma, a iluminação para as partidas noturnas segue exigência da entidade. Isso faz com que a bola consiga rolar um pouco melhor