Os Jogos Olímpicos de 2032 podem entrar para a história bem antes de começarem de fato. Em uma reunião com líderes japoneses e chineses, o ministro do esporte da Coreia do Sul, Do Jong-Hwan, afirmou que o país está “considerando a possibilidade de co-organizar eventos em Seul e Pyongyang”, respectivamente as capitais da Coreia do Sul e da Coreia do Norte.
Os dois países devem ter um encontro ainda no final deste mês para discutir o assunto entre outros que estarão em pauta nos esforços conjuntos dos dois países para alcançar a paz na região. O que se sabe é que o grande objetivo seria a Olimpíada de 2032, com a Copa do Mundo de 2030 “correndo por fora”.
Para uma possível candidatura ao Mundial de futebol, os dois países teriam que se aliar também a Japão e China, e sabe-se que os chineses pensam em um projeto para tentar a candidatura sozinhos.
“Ouvimos dizer que a China fará uma oferta para sediar a Copa do Mundo de 2030, mas queremos fazer uma proposta de cossediar o evento com vizinhos asiáticos como Coreia do Norte, China e Japão. Desta forma, podemos manter a atual atmosfera de paz e conectar a paz do nordeste asiático com a paz na península coreana”, afirmou Jong-Hwan.
Foto: Reprodução
Ainda sobre o assunto de uma possível parceria com os norte-coreanos, o ministro sul-coreano falou sobre eventos esportivos mais próximos em que pretende continuar a celebrar a paz com os vizinhos.
“A fim de formar equipes conjuntas, precisamos trabalhar juntos a partir das etapas de qualificação. Falaremos com associações esportivas e atletas. Também falarei com o ministro do esporte da Coreia do Norte sobre isso. Por fim, vamos pedir o apoio dos organizadores olímpicos sobre a expansão de equipes coreanas unificadas e um desfile conjunto em Tóquio 2020”, declarou Jong-Hwan.
Nos bastidores, há, no entanto, pessimismo com relação a uma possível vitória. A candidatura é vista com muito bons olhos, mas dirigentes acham difícil ganhar por conta da sequência de eventos olímpicos na Ásia atualmente. A Olimpíada de Inverno de 2018 foi em PyeongChang (Coreia do Sul), a próxima Olimpíada de Verão será em Tóquio (Japão) em 2020, assim como a próxima Olimpíada de Inverno será em Pequim (China) em 2022.
Vale lembrar que a Coreia do Norte nunca sediou nenhum grande evento esportivo em sua história. A Coreia do Sul, por sua vez, tem no “currículo” os Jogos Olímpicos de 1988, realizados em Seul, e a Copa do Mundo de 2002, sediada em parceria com o Japão.