A Copa Ortopé de tênis, que marcou no ano passado o retorno da marca de calçados ao investimento no esporte, acontecerá novamente em 2010. A companhia já fechou com a Quadra Eventos, responsável pela realização do torneio, e projeta uma ampliação em relação ao modelo adotado no ano passado. A edição anterior da Copa Ortopé teve 173 atletas inscritos ? o campeonato é focado apenas em jogadores de categorias de base. A empresa de calçados é patrocinadora máster do evento, e além disso negocia com parceiras para premiar os mais bem colocados. Em 2009, Diadora e Puquet distribuíram produtos para atletas e técnicos. ?A Copa Ortopé foi um dos torneios de tênis mais tradicionais do Rio Grande do Sul por muitos anos, e nós resolvemos reativá-la a partir de uma parceria com a Quadra. Quando fomos procurados, achamos interessante porque o esporte contribui de diversas formas para melhorar a vida da criança, e isso é uma prioridade para nós?, disse Otávio Marcel Facholi, gestor da Ortopé. O investimento em esporte faz parte de um plano de reestruturação da Ortopé. Em 2007, a empresa tinha uma dívida que ultrapassava R$ 12 milhões em créditos trabalhistas e previdenciários de ex-funcionários. O Ministério Público do Trabalho solicitou um leilão da companhia, que foi adquirida pela Paquetá Calçados por R$ 15 milhões. ?Nós emprestamos a marca, mas não queríamos patrocinar apenas o jogo. Nós queremos estimular a prática do esporte e ajudar a criança a ter um desenvolvimento saudável. Isso é fundamental nos nossos planos?, ponderou Facholi. O torneio do ano passado aconteceu em outubro, e a Ortopé teve pouco tempo para trabalhar a marca da copa. Em 2010, como a confirmação aconteceu com mais antecedência, a ideia da marca é ampliar o trabalho de marketing em torno do evento. ?Já sabemos a alma do torneio, e agora teremos mais tempo para trabalhar. Queremos aumentar o torneio e a duração da repercussão que ele tem. Também temos intenção de trabalha com conceitos de escolinhas, que já era uma ideia para o ano passado, mas que nós não tivemos tempo de viabilizar. É uma oportunidade para ensinarmos o tênis a mais gente?, disse Luciana Nunes, gerente de marketing da marca.