O Osasuna, tradicional clube espanhol que atualmente disputa a segunda divisão do futebol do país, fechou com a Hummel e usará uniformes da marca dinamarquesa a partir da temporada 2018/2019. O contrato será válido por quatro temporadas, mas os valores da transação não foram divulgados.
Com o acordo, o Osasuna é mais um clube a terminar um relacionamento longo com a Adidas, que patrocinava a equipe há cinco anos. A marca alemã tem sofrido uma série de baixas nos últimos meses, o que já foi destacado aqui na Máquina do Esporte.
Entre os clubes que substituíram a Adidas estão Milan (Puma), Olympique de Marseille (Puma), Real Sociedad (Macron) e Newell’s Old Boys (Umbro). O Betis também já deu indícios de que deve encerrar a parceria em breve e fechar provavelmente com a Kappa. Além disso, a marca deixou de ter a bola oficial da Liga Europa, não tem mais os uniformes de arbitragem das competições organizadas pela Uefa e perderá a bola da Bundesliga a partir da próxima temporada.
Em outros esportes, a Adidas também deixou de ter parceiros importantes. No tênis, por exemplo, o sérvio Novak Djokovic, ex-número 1 do mundo, que jogava com calçados da marca, passou a usar Asics. Já a romena Simona Halep, que iniciou o ano no topo do tênis feminino mundial e atualmente ocupa a segunda posição, também não acertou uma renovação e acabou assinando com a Nike.
Por outro lado, a Adidas tem tentado reforçar as ativações com seus grandes patrocínios. A marca das três listras fez uniformes e/ou calçados especiais para Juventus e Manchester United, renovou com o Feyenoord e tem dado bastante atenção a James Harden, astro do Houston Rockets, da NBA. Nesta semana, a empresa fechou contrato com a equipe de golfe dos EUA, de olho nos Jogos Olímpicos de 2020.