O Guarani anunciou nesta sexta-feira que a equipe de Campinas terá um novo patrocinador máster na última rodada do Campeonato Brasileiro. A empresa em questão é a rede de óticas Diniz, que já havia feito três aportes pontuais ao clube e aparecerá pela primeira vez na cota máster.
Anteriormente, a rede de óticas patrocinou o Guarani nos jogos contra Palmeiras (22 de agosto), Flamengo (29 de agosto) e Fluminense (5 de setembro). Nessas ocasiões, a marca foi estampada nas mangas da camisa da equipe paulista.
A empresa não divulgou quanto investiu para patrocinar o Guarani no jogo de domingo. Apesar de já estar rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro, o time de Campinas terá papel determinante na rodada final porque jogará contra o Fluminense, que precisa apenas de um triunfo para ser campeão sem depender de outros resultados.
Preencher o uniforme com patrocínios pontuais foi uma das principais apostas do Guarani para este ano. A ideia da diretoria era aproveitar o espaço e vender para empresas situadas na região de origem dos rivais do clube – no caso de um jogo no Rio de Janeiro, por exemplo, a proposta era negociar com companhias fluminenses.
No entanto, segundo a diretoria da equipe, o plano não teve sucesso absoluto. A partir disso, a diretoria fechou com a empresa CPN Engenharia um contrato para as três últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. O problema é que o pagamento desse aporte dependia de o Guarani ficar na primeira divisão nacional, o que não aconteceu.
A situação causou mal-estar no Guarani – o presidente do clube, Leonel Martins de Oliveira, chegou a dizer que o aporte tinha sido gratuito. Mas a divulgação desse cenário também criou grande desentendimento entre a cúpula bugrina e a diretoria da empresa. Nesta semana, uma troca de e-mails com uma discussão áspera entre o clube e a companhia chegou a vazar na internet.