Quando o Brasil foi escolhido para receber a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, o mercado de marketing esportivo passou a se tornar centro das atenções para diversos profissionais. Sobreviver no segmento, no entanto, não foi fácil para todos; a área mantém peculiaridades próprias em um mercado ainda emergente.
Há uma certa unanimidade entre os profissionais que atuam na área: a paixão pelo esporte é o primeiro caminho para triunfar no mercado. “Tem que gostar muito. Estou no mercado há 20 anos e não teve um dia que eu me perguntei se era isso mesmo o que eu gostaria de fazer”, comentou Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports & Marketing e um dos professores do MBA in Sports Management da Business School São Paulo.
A trajetória de Fábio Wolff é um exemplo de perseverança no mercado esportivo. Pelo gosto ao esporte, escolheu trabalhar na área. O sucesso, por outro lado, não foi imediato. Depois da pós-graduação em marketing esportivo no Brasil, o executivo foi estudar na Inglaterra. O lançamento de sua própria agência aconteceu apenas em 2006, quando já atuava havia dez anos no mercado.
As dicas para o sucesso na área estão, basicamente, em três pilares: boa formação acadêmica, rede de contatos no mercado e familiaridade com o segmento esportivo. Com uma melhor estrutura, passa a ser mais fácil a virada de chave, o momento em que a paixão pelo esporte se torna efetivamente uma escolha de profissão.
Em um mercado brasileiro em que o segmento ainda não é plenamente desenvolvido, aproveitar as chances também é fundamental, mesmo que, no primeiro momento, elas não pareçam o ideal. “Eu comecei com algo que eu não era o meu principal interesse, mas as oportunidades surgem e têm que ser aproveitadas. Não é só sentar e esperar”, complementou Fábio Wolff.
BSP – Business School São Paulo MBA in Sports Management Inscrições: abertas até 17/03 Valor da inscrição: gratuito Mais informações: (11) 5095-5656 (São Paulo e demais localidades) ou pelo site www.bsp.edu.br |