O Palmeiras anunciou, na manhã desta quarta-feira (9), a volta de duas figuras conhecidas pela torcida alviverde. A Fiat, patrocinadora em 2008, quando a equipe foi campeã paulista, assinou contrato até dezembro de 2011 e ocupará a cotá máster por R$ 26 milhões. O atacante Kleber, por sua vez, foi repatriado e reforçará o time no Campeonato Brasileiro deste ano. A apresentação foi marcada por ação conjunta de marketing. O atleta posou para fotos com o uniforme alviverde, já estampado pela marca da fabricante de veículos, e dirigiu o novo modelo do automóvel Uno, desenvolvido pela companhia, até o centro de treinamento palmeirense, onde cerca de 400 sócios-torcedores o aguardavam para recepcioná-lo. “Grandes jogadores ajudam a ativar patrocínios por meio de uma série de atividades”, explica o diretor de marketing do Palmeiras, Rogério Dezembro. A possibilidade de novas ações unindo Fiat e Kleber existe, mas, segundo o dirigente, ainda não há nada concreto. “Ainda é muito novo e temos que discutir com a parceira, mas a intenção é que ela possa usar a imagem dos nossos atletas”. O Palmeiras, individualmente, pretende explorar a imagem do atacante em ações específicas. “Estamos trabalhando para lançar um boneco do Kleber”, adianta o diretor à Máquina do Esporte. “A ideia é utilizar o vínculo apaixonado que ele tem com o clube de forma intensa”. Ainda há, de acordo com Dezembro, vantagens no que diz respeito ao programa de sócios-torcedores. A diretoria prevê crescimento no número de filiados, mas, por ora, ainda não pode quantificar o crescimento. “Não há expectativa em números, porque a campanha ainda está muito no começo, mas jogadores como o Kleber irão ajudar a alavancar a renda com sócio-torcedor”, diz. A ligação entre o atleta e o clube foi ressaltada pelo próprio jogador no discurso feito na apresentação. “Eu nunca deveria ter saído daqui”, disse Kleber, conforme relata o site oficial do time. “O amor pelo Palmeiras é algo diferente, que vem de família e da identificação que tive aqui desde minha primeira passagem, em 2008”.