Clube, que teve problemas com intolerância em 2019, lança manifesto na virada do ano
Redação - São Paulo (SP) Publicado em 02/01/2020, às 08h30 - Atualizado às 11h30
O Palmeiras usou a virada de ano para lançar um "vídeo-manifesto" em que prega respeito às diferenças para seus torcedores. Lançado em suas redes sociais, o vídeo pretende conscientizar o torcedor de que o clube é um local para todos.
"A sociedade deve ser educada para conviver com a diversidade e procuramos cumprir com o nosso papel dentro deste contexto. Todos devem ser tratados com respeito, sem distinção de qualquer natureza e preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade ou quaisquer outras formas de discriminação", afirmou em comunicado Maurício Galiotte, presidente do Palmeiras.
No ano passado, o Palmeiras viu duas pessoas serem expulsas do Allianz Parque durante jogo do Flamengo porque os torcedores suspeitavam que eles torciam para o clube rival (a partida foi realizada com torcida única). Além disso, outro torcedor, que protestava contra o time lendo um livro durante uma partida, foi hostilizado.
"Somos uma Sociedade Esportiva e sabemos do enorme potencial que o esporte tem para formar cidadãos, promover valores e multiplicar atitudes e comportamentos responsáveis", completou Galiotte, que em 2018 convidou o então presidente eleito Jair Bolsonaro a ir ao vestiário do time campeão brasileiro e entregar a taça aos jogadores.
O lançamento do vídeo palmeirense tem ligação com um projeto do clube de realizar ações sociais. Há dois anos que o clube iniciou o projeto "Por Um Futuro Mais Verde", em que une diversas ações sociais sob um mesmo guarda-chuva.