O departamento de marketing do Palmeiras está prestes a ser reformulado. Em reunião a ser realizada na noite desta terça-feira (6), no Conselho de Orientação e Fiscalização (COF) do clube, espera-se que o presidente, Arnaldo Tirone, decida o futuro da área. A possibilidade mais provável é que Edvaldo Frasson, atual vice-presidente administrativo da equipe, coordene a contratação de novos gestores.
“Hoje teremos uma reunião, às 19h, para definir tudo. Não vou assumir o marketing, sigo como administrativo, mas o marketing e a comunicação irão vir para meu departamento até que nomeiem um novo diretor. O mais importante é ter um conselho gestor, com profissionais contratados para responder pelo setor, mas todas as decisões cabem ao presidente”, afirma Frasson à Máquina do Esporte.
Com a chegada de novos profissionais, outro efeito deverá ser a destituição dos atuais diretores. Por enquanto, Rubens Reis é o responsável por coordenar os departamentos de marketing e comunicação. O primeiro ainda tem Bruno Frizzo e Marco Polo Del Nero Filho como diretores, enquanto o segundo possui outros dois profissionais: Newton Lavieri e Leonardo Volterrini.
Ambos os departamentos, entretanto, têm apenas dois diretores ativos no momento. Frizzo se desentendeu com todo o marketing logo nos primeiros meses de atividade e foi deixado de lado pelo Palmeiras; Del Nero Filho sentiu-se incomodado quando o clube optou pela proposta da Meltex para gerir a rede de franquias, em vez da SPR Franquias, e também se afastou; Volterrini, por fim, teve problemas com o colega e não vai ao clube desde dezembro passado.
Os dois remanescentes entre os cinco, Reis e Lavieri, tampouco sabem o que irá acontecer. “Não fui comunicado sobre nossa saída, nem pelo Tirone, nem pelo Frasson, mas também não vou dizer que não é verdade”, diz o diretor de comunicação. O diretor de marketing não atendeu as ligações da reportagem, mas distribuiu declarações nocivas ao presidente nesta terça, quando questionado sobre a saída do time.
A “profissionalização” do departamento de marketing, como vem sendo chamada pelo próprio presidente, é prometida por Tirone desde o fim da última temporada. Incomodado com a falta de resultados da área, o mandatário diz que irá contratar uma agência especializada há meses. Até hoje, o único benefício obtido pela gestão de Reis foi a aquisição da cota máster pela Kia Motors, em janeiro passado.