A empresa de consultoria BDO realizou um levantamento referente à arrecadação com patrocínio dos clubes brasileiros de futebol em 2011. Segundo o estudo, o Palmeiras liderou a lista com R$ 44,6 milhões, seguido por Corinthians (R$ 44,4 mi), Flamengo (R$ 43,9 mi), Santos (R$ 42 mi) e São Paulo (R$ 30,6 mi).
“A liderança do Palmeiras realmente é uma surpresa. Nos últimos anos essa posição era do Corinthians. Como isso é baseado em balanços, não temos como saber o que causou o crescimento, mas deve ser frutos de novos acordos, com valores altos”, analisou Amir Somoggi, da BDO.
Para obter essa marca, o time alviverde contou com parcerias com várias empresas. Apenas em sua camisa de jogo, a equipe estampou as companhias Fiat, Unimed, BMG, Tim, Skill e Adidas (fornecedora de material esportivo).
De acordo com a pesquisa, as agremiações brasileiras receberam, no total, R$ 472 milhões com contratos de publicidade e patrocínio.