Primeiro ele entrou em campo na partida entre Palmeiras e Internacional. Com dentes afiados e cara de mau, o Porco animou os torcedores no Allianz Parque. Depois, na segunda-feira (07), o clube oficializou a nova mascote em nota divulgada no site oficial da equipe.
O Palmeiras exaltou o surgimento do “porco” como figura associada ao time há 30 anos. Foi nessa época que os torcedores resolveram adotar o apelido, antes usado de forma pejorativa por rivais.
A curiosidade ficou pelo nome da nova mascote: Gobbato. Trata-se de uma referência a João Roberto Gobbato, diretor de marketing do clube nos anos 1980. Foi ele quem sugeriu, na época, que o clube adotasse oficialmente o porco e criasse imagens com o animal.
A criação da nova mascote, na verdade, já vem de uma mudança mais antiga promovida pelo clube. A apresentação de Gobbato faz parte da estratégia adotada pelo marketing palmeirense e reforçada no início deste ano.
Em março, o Palmeiras fechou com uma agência para criar conteúdo nas redes sociais com a imagem do porco e a mensagem “#RaçaPorco”. Essa havia sido a primeira vez que o clube usava a figura do animal de forma oficial em sua comunicação aos torcedores.
No ano anterior, o túnel que dá acesso ao gramado, usado pelos jogadores, já havia sido alterado para um enorme porco.
A presença da figura que hoje é mais popular entre os torcedores não impediu que o Periquito, histórica mascote do clube, deixasse de desfilar pelo Allianz Parque. No domingo, ambos entraram juntos e interagiram com os torcedores. No Palmeiras, passado e presente deverão, literalmente, andar de mãos dadas nos gramados do estádio.