O Papa Francisco ganhou, nesta quarta-feira (17) um presente da família Senna. O pontífice recebeu um busto de bronze com o rosto do tricampeão mundial de Fórmula 1 das mãos da sobrinha do ex-piloto e atual diretora do Instituto Ayrton Senna (IAS), Bianca Senna, em plena Praça de São Pedro, no Vaticano.
Batizada de “Meu Ayrton”, a escultura foi produzida por outra sobrinha de Ayrton, a artista plástica Paula Senna, que é irmã de Bianca e também do piloto Bruno Senna, como resultado de um pedido da mãe do ex-piloto, Neyde Senna. O processo de criação e execução da obra teve início em 2016.
“Recebi com muito orgulho a missão dada pela minha avó, que quis retratar de forma carinhosa a maneira como ele era lembrado pela família. Aceitei o desafio, mesmo reconhecendo a dificuldade da tarefa: pouquíssimas obras deste tipo eram aprovadas por nossos familiares, em especial por minha avó”, revelou Paula, em declaração divulgada pelo site Vatican News.
A obra, que ficará exposta no Museu do Vaticano, possui a inscrição “Ayrton Senna da Silva – Campeão Mundial de Fórmula 1 e Seguidor de Deus”.
A escultura faz parte de uma série de homenagens programadas para lembrar os 25 anos da morte do ex-piloto, que o próprio Instituto Ayrton Senna prefere chamar de legado do tricampeão mundial. O principal destaque será o Festival Senna Day, evento com diversas atrações e tributos a Ayrton Senna, que será realizado no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, justamente na fatídica data de 1º de maio.