A administração do Maracanã lançará, para o Campeonato Brasileiro, um novo serviço com o objetivo de diminuir as filas em dias de jogos. Chamado de Cartão Maracanã, ele funcionará como ingresso, que pode ser carregado pela internet.
O plano é evitar as filas que se formam na troca de ingresso comprado pela internet. Dessa maneira, o torcedor pega o cartão na primeira vez que adquirir a entrada. No restante do ano, a compra online já é descontada diretamente no objeto, sem necessidade de troca.
O serviço é semelhante à maioria dos programas de sócio-torcedor. Ainda assim, com alta capacidade de público, a maior parte dos torcedores que frequentam o estádio carioca não é associada de seus clubes.
A exceção do cartão está na compra de meia-entrada. Nesse caso, o torcedor tem que fazer a troca no estádio para apresentar um documento que comprove a compra pela metade do preço.
Apesar da popularização das vendas de ingressos pela internet, o processo de troca tem sido um problema para o Maracanã. Na final do Campeonato Carioca, por exemplo, 14 mil ingressos foram vendidos pela internet. No dia da partida, sete mil pessoas não tinham feito a troca, o que gerou um acúmulo de pessoas.
O situação foi tão problemática que a administração do estádio foi autuada pelo Procon. Alguns torcedores, com ingressos comprados, não conseguiram entrar a tempo para assistir ao primeiro tempo.