Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Para internacionalizar marca, LaLiga fará partida inédita nos EUA

Liga espanhola de futebol fechou acordo de 15 anos na América do Norte

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 16/08/2018, às 09h38 - Atualizado às 12h38

Imagem Para internacionalizar marca, LaLiga fará partida inédita nos EUA

Você já imaginou assistir a um jogo do Real Madrid ou do Barcelona em um estádio nos Estados Unidos? Pois é exatamente isso que deve acontecer em breve. A LaLiga assinou uma parceria de 15 anos com a Relevent, multinacional de mídia, esportes e entretenimento, com o objetivo de internacionalizar sua marca e chegar ao mercado americano, considerado primordial para a desejada expansão.

De acordo com a imprensa americana, a Relevent foi escolhida após um longo processo que durou cerca de um ano e meio. A empresa tem como dono o empresário Stephen Ross, que também é proprietário do Miami Dolphins, franquia que disputa a NFL. Por esse motivo, há grandes possibilidades do estádio do Dolphins ser escolhido para sediar o primeiro jogo da história da LaLiga a ser disputado fora da Espanha.

Como o acordo foi feito de olho na América do Norte como um todo, o Canadá corre por fora na tentativa de abrigar a partida. A imprensa americana, no entanto, destacando o fato do contrato ser de 15 anos, fala em um rodízio de estádios caso a ideia dê certo. Não há informações sobre quando seria a partida, muito menos os clubes envolvidos.

Foto: Reprodução / Twitter (@FCBarcelona)

“Este é o próximo passo gigantesco na crescente popularidade do futebol na América do Norte. Esse relacionamento único criará novas oportunidades para milhões de fãs de futebol norte-americanos experimentarem o mais apaixonado, excitante e mais alto nível de futebol do mundo”, afirmou Stephen Ross, em entrevista à ESPN.

“Estamos empenhados em aumentar a paixão pelo futebol em todo o mundo. Esse acordo inovador certamente dará um grande impulso à popularidade do esporte nos EUA e no Canadá. A Relevent encheu estádios nos EUA com a International Champions Cup (torneio de pré-temporada que acaba de ser realizado e é organizado pela empresa), e estamos entusiasmados em fazer parceria com eles nesta missão conjunta. Se na NBA e na NFL eles jogam partidas fora de seus países, por que não fazer isso com a liga espanhola?”, declarou Javier Tebas, presidente da LaLiga.

O novo empreendimento será chamado de LaLiga North America e terá como comandante Boris Gartner, ex-chefe de estratégia da Televisa. A organização representará a liga nos EUA e no Canadá em todas as atividades relacionadas a negócios e desenvolvimento, inclusive vendas de direitos de transmissão na América do Norte após o término do atual contrato com a BeIN Sports.

Fora de campo, a LaLiga ainda utilizará outras estratégias para expandir sua marca no novo continente, entre elas o estabelecimento de academias de futebol para crianças e jovens, desenvolvimento de treinadores de futebol juvenil, acordos de marketing, ativações com consumidores e jogos de exibição.