Em ação para ajudar a popularizar a modalidade no Brasil, a CBRu (Confederação Brasileira de Rúgbi) e a World Rugby (federação internacional) irão lançar um campo na praia de Copacabana. A estrutura, que ficará na altura do número 1130 da Avenida Atlântica, estará no local pelo menos até a Olimpíada do Rio de Janeiro-2016. Os Jogos cariocas marcam o retorno do esporte ao programa olímpico após 92 anos de ausência.
O campo será aberto ao público a partir da próxima quarta-feira (dia 24). O lançamento terá uma partida amistosa entre jogadores brasileiros, e contará com a presença de Brett Gosper e Bernard Lapasset, respectivamente, CEO e presidente da federação internacional, além de Sami Arap Sobrinho e Agustin Danza, presidente e CEO da CBRu.
A iniciativa tem apoio de Bradesco e Unilever, dois dos patrocinadores da confederação brasileira. “O objetivo é disseminar e popularizar o esporte na cidade-sede dos Jogos Olímpicos”, afirmou Danza, em entrevista à Máquina do Esporte.
Segundo o dirigente, o Brasil é um dos países-chave no projeto de expansão da federação internacional. A entrada no programa olímpico demanda maior interesse pelo rúgbi, mas também desafios. O esporte já está garantido pelo menos até a Olimpíada de Tóquio-2020. Depois, como toda modalidade, irá passar pelo crivo da Assembleia do COI (Comitê Olímpico Internacional) para continuar no evento
“Temos que aproveitar essa oportunidade incrível para divulgar o esporte no Brasil. Sabemos que o torneio de rúgbi irá atrair muitos torcedores estrangeiros. Queremos que haja também engajamento entre o público brasileiro”, aponta Danza.
No mesmo dia, a entidade também lança o projeto Impact Beyond, que tem como principal objetivo colocar o rúgbi em 1.000 escolas da rede pública e privada do Rio de Janeiro, gerando um legado olímpico para a cidade. No lançamento, haverá uma clínica para cerca de 500 crianças na zona militar de Deodoro (zona oeste do Rio), local onde serão disputadas as partidas de rúgbi dos Jogos Olímpicos.