Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Para testar Copa, Fifa fará Mundial de Clubes no Qatar

Nos próximos dois anos (2019 e 2020), torneio servirá de "cobaia" para entidade

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 05/06/2019, às 08h06 - Atualizado às 11h06

Imagem Para testar Copa, Fifa fará Mundial de Clubes no Qatar

A Fifa decidiu que o Mundial de Clubes será disputado no Qatar nos dois próximos anos (2019 e 2020). A ideia da entidade é que a competição funcione como teste para a Copa do Mundo de 2022, que ocorre no país.

Foto: Divulgação / Fifa

A decisão foi tomada durante o Congresso da entidade, em Paris. Além de decidir levar o Mundial para o Qatar, a Fifa fará com que o país do Oriente Médio flexibilize as leis que proíbem o consumo de bebida alcoólica.

Já nos jogos entre clubes será permitido o consumo de álcool em algumas áreas. O comitê da Copa de 2022 também quer usar o evento para testar o funcionamento da Fan Fest.

O Mundial do Qatar será disputado entre 21 de novembro e 18 de dezembro de 2022. O período é completamente diferente daquele a que os torcedores estão acostumados, entre junho e julho. O motivo é o fortíssimo calor que faz no país asiático no meio do ano, o que atrapalharia e poderia até ser prejudicial à saúde dos jogadores se tivessem que entrar em campo.

Com isso, a data coincidirá com o período em que o Mundial de Clubes é tradicionalmente disputado, o que comprova a estratégia da Fifa em usar o Qatar como sede do torneio entre clubes nos próximos dois anos.