A Fifa decidiu que o Mundial de Clubes será disputado no Qatar nos dois próximos anos (2019 e 2020). A ideia da entidade é que a competição funcione como teste para a Copa do Mundo de 2022, que ocorre no país.
A decisão foi tomada durante o Congresso da entidade, em Paris. Além de decidir levar o Mundial para o Qatar, a Fifa fará com que o país do Oriente Médio flexibilize as leis que proíbem o consumo de bebida alcoólica.
Já nos jogos entre clubes será permitido o consumo de álcool em algumas áreas. O comitê da Copa de 2022 também quer usar o evento para testar o funcionamento da Fan Fest.
O Mundial do Qatar será disputado entre 21 de novembro e 18 de dezembro de 2022. O período é completamente diferente daquele a que os torcedores estão acostumados, entre junho e julho. O motivo é o fortíssimo calor que faz no país asiático no meio do ano, o que atrapalharia e poderia até ser prejudicial à saúde dos jogadores se tivessem que entrar em campo.
Com isso, a data coincidirá com o período em que o Mundial de Clubes é tradicionalmente disputado, o que comprova a estratégia da Fifa em usar o Qatar como sede do torneio entre clubes nos próximos dois anos.